Anomalias da Visão

A farmácia dos seus olhos

As anomalias visuais mais comuns

O termo ametropia designa a situação em que a imagem não se forma corretamente na retina, o que torna a visão desfocada e requer compensação visual. Quando tal não ocorre, o olho designa-se emetrope.
Existem três tipos de insuficiências visuais mais comuns:

- Miopia
- Hipermetropia
- Astigmatismo

A Presbiopia ou popularmente conhecida como “vista cansada” não é uma anomalia visual, mas sim uma evolução natural do sistema visual que se manifesta em todas as pessoas a partir dos quarenta anos e que provoca uma dificuldade crescente em ver perfeitamente ao perto.

Miopia

O que é a Miopia?


Olho míope – a imagem do objeto forma-se à frente da retina.
O míope vê mal ao longe, mas bem ao perto. Na Miopia, a distância entre a córnea e a retina é excessiva, ou seja, o olho é “demasiado longo”. A distância para uma visão nítida será tanto mais curta, quanto mais forte for a Miopia.

Os primeiros sinais

Franze os olhos para ver com nitidez ao longe?
O seu filho, ainda criança, escreve com o nariz muito próximo do caderno?
Podem ser sinais de Miopia.

Miopia

O que é hipermetropia?

Olho hipermétrope – a imagem forma-se atrás da retina.
O hipermétrope vê mal ao perto. Na Hipermetropia, o olho não é suficientemente potente, por outras palavras, é “demasiado curto”. A visão de longe para ser nítida implica um grande esforço ocular.

Os primeiros sinais
Fadiga ocular e dores de cabeça?
O esforço permanente de acomodação para superar a deficiência pode ser a causa destas manifestações, mais freqüentes ao fim da tarde e depois do trabalho.
Uma fraca Hipermetropia passa frequentemente despercebida até aos 35/40 anos, idade em que a capacidade de acomodação começa a diminuir.
Pelo contrário, uma forte Hipermetropia é facilmente perceptível na criança, desde muito cedo, por ser muitas vezes acompanhada de Estrabismo, que deve ser rapidamente corrigido.

O que é hipermetropia?

O que é o Astigmatismo?

Olho astigmata – a imagem na retina surge desfocada.
O astigmata tem uma visão imperfeita, quer ao perto, quer ao longe, porque não tem a percepção nítida dos contrastes entre linhas horizontais, verticais e oblíquas. Normalmente, está em causa a curvatura da córnea, com uma forma mais ovalada que redonda.

Os primeiros sinais
O astigmata confunde os símbolos próximos, como o H, o M e o N ou ainda o 8 e o 0. Combinado com a Miopia ou a Hipermetropia, o Astigmatismo pode provocar fadiga ocular ou dores de cabeça.
O Astigmatismo pode associar-se a outras anomalias visuais, como a Miopia, a Hipermetropia ou a Presbiopia. Esta anomalia visual é muito comum nas crianças e pode ter um impacto negativo no sucesso escolar, uma vez que causa confusão entre as letras e os números.

O que é o Astigmatismo?

O que é a Presbiopia ou “vista cansada”?

Olho presbita – por insuficiência de acomodação do cristalino (a lente natural do olho), a imagem forma-se atrás da retina.
A Presbiopia não é uma anomalia visual, mas sim uma evolução natural do sistema visual que se manifesta em todas as pessoas (emetropes ou ametropes) a partir dos quarenta anos.
Ao longo do tempo o cristalino perde parte da sua flexibilidade e, portanto, a sua capacidade de focar vai ficando limitada. Os efeitos dessa mudança são geralmente sentidos em torno dos quarenta anos. Como uma câmera fotográfica mal ajustada, o olho já não foca a imagem de forma correta.
O cristalino perde elasticidade e encurva-se de forma insuficiente, ou seja, a capacidade de acomodação ocular diminui, provocando uma dificuldade crescente em ver perfeitamente ao perto.

Os primeiros sinais
Os seus braços já não são suficientemente compridos para poder ler o jornal?
Tem dificuldade em enfiar uma agulha?
Aproxima-se mais da luz para ver melhor?
São os primeiros sinais da Presbiopia.

Fonte: http://www.essilor.pt/saude-visual/anomalias_visuais/Paginas/default.aspx

O que é a Presbiopia ou “vista cansada”?